EBF

A Escola Bíblica de Férias é uma importante ferramenta na evangelização de criança. Através da EBF é possível evangelizar um grande número de crianças, dando a elas a oportunidade de conhecer o amor de Deus. Além disso, ao reunir as crianças para contação de histórias, ensino bíblico e brincadeiras temos uma excelente oportunidade de interação social.

Quando e onde aconteceu a 1ª EBF

A primeira EBF aconteceu há 117 anos, na cidade de Nova York nos Estados Unidos. Era julho de 1898 e uma senhora cristã, a irmã Elisa Hawes, ao perceber que no período de férias as crianças ficavam a maior parte do tempo da rua, sem orientação de um adulto responsável e expostas a ensinamentos e influencias negativas. A Srª Hawes resolveu então promover encontros diários com as crianças, no jardim de um estabelecimento. Apesar de ter contado com a cooperação da sua igreja, a Igreja Batista de Epiphany, ela pagou o aluguel do espaço com recursos próprios. Nesse evento 57 crianças foram alcançadas para Cristo.

A missão continua

A EBF continuou a ser realizada, e dois anos mais tarde o Dr. Robert G. Boville, secretário executivo da Sociedade Batista de Missões Urbanas de Nova Iorque, começou a promover a EBF.  Por fim, o Dr. Boville decidiu dedicar-se a realização de EBFs no âmbito interdenominacional, desligando-se, assim, da Sociedade Batista de Missões Urbanas. Por isso, ele é considerado o fundador da EBF.

A EBF no Brasil

Vinte seis anos após a iniciativa da irmã Elisa Hawes de reunir as crianças em suas férias escolares, a EBF chega ao Brasil. Sendo realizada pela primeira vez no estado do Espírito Santo, nas dependências do Colégio Americano Batista de Vitória.

O programa

Ao longo desses anos o programa da EBF não sofreu muitas alterações. A proposta continua sendo a mesma usada pela irmã Elisa Hawes. O programa da EBF, geralmente, inclui: saudação à bandeira, música, história bíblica, desenhos, memorização de versículos, brincadeiras e trabalho manual.

No site da APEC (Aliança Pró Evangelização das Crianças) encontramos a seguinte declaração sobre o programa da EBF: “O Programa de EBF consta de História Bíblica, História Missionária, Atrações Especiais, Fantoches, Trabalhos Manuais, Lanche, etc… e atrai a garotada para aprender a Palavra de Deus.”

Vale ressaltar, que o programa da EBF é bastante flexível e cada igreja deve adaptar a proposta original a sua realidade.

A EBF hoje

Atualmente a EBF faz parte do calendário anual de muitas igrejas em todo mundo. Ela continua sendo uma das estratégias mais eficazes na evangelização de crianças, é uma excelente oportunidade de atrair uma grande quantidade de crianças, em um curto período de tempo.

Um detalhe importante que jamais deve ser ignorado no momento de planejar e realizar uma EBF é a oração. Toda atividade com objetivo de ganhar almas deve ser regada com oração, o ideal é que toda equipe envolvida na organização esteja em constante oração por suas próprias vidas e pelas vidas das crianças que serão convidadas. Além de uma equipe externa de intercessores, que estejam em oração durante a organização e a realização da EBF.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s