Elias orou e caiu fogo do céu

Objetivo:Saber que Deus responde as orações quando temos fé.
Base Bíblica:1 Reis 18
Versículo para memorizar: Tudo que vocês pedirem em oração, se crerem vocês receberão. Marcos 11.24

 Preparando a aula:

Para preparar a aula você deve começar lendo o texto base que está em 1 Reis18. 16-39. Enquanto faz essa leitura peça ao Senhor pra falar com você, aplique a palavra à sua vida.

Momento de interagir:

Após recepcionar as crianças fazer as seguintes brincadeiras:

  1. Jogo da memória com cenas de crianças orando. Para ver jogo da memória clique aqui.
  2. Quebra cabeça com cenas da história que será contada.

Momento de adorar:

Se possível, organizar as crianças em círculo para este momento de adoração. Fazer orações e entoar os cânticos da maneira parecer mais adequada ao professor. Entre os louvores e as orações retirar a oferta.

Momento de aprender:

Introdução

Existe um único Deus que é verdadeiro e fiel. Mas, algumas pessoas adoram a falsos deuses, elas acreditam que esses deuses podem ajudá-las quando precisam de ajuda. Mas a Bíblia nos ensina que existe apenas um Deus que nos ama muito (João 3.16) e que está sempre pronto a nos ajudar. Se você conhecer pessoas que ainda não adoram a Deus, conte pra elas como Deus é bom e sempre ouve as nossas orações.

Andamento

  1. Elias era um homem que andava com Deus.

Elias era um profeta, um homem que conversava com Deus todos os dias. Para Elias era muito importante o momento de estar em oração. Nós também devemos conversar com Deus todos os dias; nós devemos orar sempre (1 Tessalonicenses 5.17), não importa o que aconteça; devemos contar para Deus todas as coisas que acontecem conosco e também podemos pedir tudo o que precisamos: uma cura, uma provisão (dinheiro para comprar comida, ou roupa, ou brinquedo).

2. Os israelitas estavam sendo enganados e adoravam falsos deuses.

Nos tempos em que viveu o profeta Elias, os israelitas – o povo de Deus – começou a ser enganado. Eles começaram a acreditar em outros deuses e adorar a eles. O rei Acabe e sua esposa Jezabel adoraram esses deuses e muitas pessoas seguiram os reis. Essas pessoas erraram porque copiaram o erro dos reis; nós não devemos fazer o que é errado, porque alguns dos nossos colegas estão fazendo.

3.Elias manda recado para o rei Acabe.

Elias desejava que toda a nação de Israel voltasse a adorar ao único Deus verdadeiro. Por isso, ele mandou chamar o rei Acabe e lhe disse:

– Chame todas as pessoas de Israel e todos os profetas de Baal e de Aserá para se encontrar comigo no monte Carmelo.

O rei Acabe fez tudo como Elias pediu e todo o povo se reuniu no monte Carmelo para ouvir as palavras do profeta Elias.

4.O desafio.

Quando todos chegaram o profeta Elias disse ao povo:

– Vocês não podem ficar divididos entre Deus e Baal. Vocês devem adorar apenas um. Hoje faremos um desafio para que todos saibam quem é o verdadeiro Deus.

O desafio era muito simples, Elias continuou explicando:

– Eu sou o único que restou dos profetas do Senhor, mas Baal tem 450 profetas. Tragam dois novilhos. Escolhas um, cortem em pedaços e coloquem sobre a lenha, mas não acendam fogo. Eu prepararei o outro novilho e o colocarei sobre a lenha, e também não acenderei fogo nela. Então vocês invocarão o nome do seu deus, e eu invocarei o nome do Senhor. O Deus que responder com fogo esse será o DEUS VERDADEIRO.

5. A resposta de Deus

Os profetas de Baal clamaram alto durante muito tempo e não havia resposta. Eles ficaram cansados de tanto clamar, mas Baal não respondia. Até que eles desistiram…

Quando chegou a vez de Elias, ele pediu que algumas pessoas o ajudassem a organizar o altar; quando tudo estava em ordem Elias levantou as mãos para os céus e orou:

– Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que eu sou teu servo e que fiz todas essas coisa por tua ordem. Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo saiba que tu és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti.

Quando Elias terminou de orar Deus mandou fogo do céu no mesmo instante. E todos souberam que só existe um Deus.

Conclusão

Por causa da coragem e da fé de Elias, todo o povo de Israel soube que só existia um único Deus e passou a adorá-lo. Nós também precisamos ter coragem para crer em Deus mesmo quando todos disserem que existem outros deuses para adorar.

Não importa o lugar onde você está, se você orar com fé Deus ouvirá a sua oração.

Momento de praticar:

Hora de praticar oração: peça que as crianças orem com fé por algo que desejam que aconteça nas suas casas ou com suas famílias. Em seguida faça pedidos de oração coletivos, por exemplo, ore pelas crianças que estão nos hospitais, ou pelas crianças que moram nas ruas, etc.

Hora da atividade, cada criança fará a sua individualmente. Para outras opções de atividade clique aqui.

Elias orou e caiu fogo do céu - colorir

Recursos:

Para essa aula você vai precisar de:

  • Jogo da memória
  • Quebra cabeça com cenas da história
  • Lápis para colorir
  • Atividade impressa para todos os alunos

5 comentários sobre “Elias orou e caiu fogo do céu

  1. Pingback: Projeto: Mesmo sendo criança eu posso orar | Discipulado Infantil

Deixe um comentário